2007-07-20

Obter proteção divina para os assuntos terrestres, individuais, do faraó e do povo egípcio, era um ideal de todo o soberano do Vale do Nilo.
Para a mentalidade e concepção de poder egípcias, é o afastamento ou desobediência em relação às divindades que provoca, por exemplo, as reveses político-militares. É a sua proteção que garante e sela a vitória. A vitória manifesta essa proteção e, por sua vez, essa proteção revela a correção da atuação real. O faraó era um mero servidor dos deuses, sendo estes quem, em última instância, governavam e dirigiam os assuntos humanos.
O nome Nekhebet significa "Aquela de Nekheb". Como a própria nomenclatura hieroglífica deixa perceber pelo determinativo utilizado, trata-se de uma Deusa-abutre, nesse caso do Alto Egito, com o principal centro de culto em Nekheb, moderna El-Kab.
Divindade protetora do Alto Egito e da realeza, surge representada na arte egípcia como uma mulher com cabeça de abutre ou, mais freqüentemente, como um abutre branco usando a coroa "hedjet", do Alto Egito.


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário